segunda-feira, 20 de abril de 2015

A Função da Umectação Capilar e Como Fazê-la da Forma Certa

Oi mulher virtuosa

Vim trazer pra vocês alguns tratamentos para os cabelos...
Como estou em processo de transição (cabelos quimicamente tratados) estou bem
interessada neste assunto e vim logo postar tudo que estou encontrando sobre o assunto...
Veja aqui 7 Hidratação Capilar, Hidratação e Nutrição

A Função da Umectação Capilar e Como Fazê-la da Forma Certa

Os benefícios do uso de óleos nos cabelos, porém não falamos muito sobre umectação por aqui, o que é um passo importante nos cuidados com os cabelos. Se você lê sempre o PB, já sabe que cabelo é algo muito sensível e que apenas o ato de molhar os fios já os danificam.

As fibras capilares são bem parecidas com fibras de algodão, seda ou lã em termos de estrutura física, ou seja podemos imaginar que o cabelo é como uma casaco. Ao usar, lavar, dobrar, passar, etc, seu casaco vai perdendo seu formato e cor, ele desbota, a textura fica mais fina e aos poucos ele vai se deteriorando e não há nada que você possa fazer para resgatar a vitalidade original da peça. O cabelo também é assim, tanto o casaco quanto o cabelo são tecidos mortos e quando danos ocorrem, estes são irreversíveis.

Por isso, a coisa mais importante a se fazer com o seu casaco predileto e com o seu cabelo é protegê-los. Óleos agem como protetores dos fios, tornando-os mais impermeáveis á água e poluição. Muitos (até mesmo eu) erroneamente pensam em óleos como hidratantes, mas não é o caso:
  • Óleos não hidratam o cabelo nem repõem proteínas nos fios, sendo hidrofóbicos eles repelem a água, inibindo a penetração da água na fibra.
Água é uma grande vilão para seus cabelos, pois penetra os fios, faz com que o córtex inche e que as cutículas consequentemente fiquem mais abertas, tornando seu cabelo mais propenso a danos e quebras (saiba mais sobre a estrutura dos fios capilares).
Sendo assim, a função da umectação é de proteger os fios pré-shampoo com óleos penetrantes, ou seja, óleos que têm uma elevada afinidade para proteínas do cabelo e, por causa do seu baixo peso molecular, é capaz de penetrar no interior da haste do cabelo. O óleo de coco, que é um triglicérido de ácido láurico, é o óleo mais eficaz para a umectação, por suas características de penetração e adesão às fibras capilares. Outros óleos penetrantes são o óleo de abacate e o azeite de oliva.
Outros óleos (os não penetrantes) que são hidrocarbonetos ou possuem estruturas moleculares maiores não têm afinidade com proteínas e, portanto, não são capazes de penetrar os fios, mas ajudam a evitar o atrito em excesso de um fio com o outro, para que eles assim não se quebrem. Sim, o mero atrito dentre os fios causa danos a longo prazo, já disse isso muito e repito: cabelo é algo muito sensível! Esses óleos não penetrantes podem ter outras funções benéficas ao cabelo:
  • Óleo de germe de trigo – age como selante, ou seja protege as cutículas dos fios e é rico em ceramidas (saiba mais sobre os benefícios das ceramidas para os cabelos)
  • Óleo de jojoba – age como selante e é o óleo mais parecido com o sebo natural do couro cabeludo, ideal para todos os tipos de cabelo, inclusive os oleosos e ajuda na reposição de lipídios
  • Óleo mineral – age como selante e ajuda na retenção da hidratação
Como Fazer a Umectação Capilar da Forma Certa
  1. Passe no cabelo seco um óleo penetrante (óleo de coco, óleo de abacate ou azeite de oliva)
  2. Ponha uma touca plástica (ou saco plástico) sobre o cabelo
  3. Use o secador quente sobre a touca por cerca de 10 minutos
  4. Deixe a touca na cabeça por mais 20 minutos
  5. Lave o cabelo com shampoo e condicionador normalmente
  6. Após lavar, seque o cabelo como preferir e quando ele estiver cerca de 70% seco, passe um óleo não penetrante no comprimento e pontas

7 Hidratação caseira

Oi mulher virtuosa


Meus cabelos é quimicamente tratados já há uns 6 anos, e resolvi fazer a transição...meu Deus que coisa difícil...
E estou fazendo algumas hidratações e vim postar algumas pra vocês...
Veja aqui Hidratação e Nutrição Caseira,Maneira correta de fazer Umectação ou Nutrição Capilar




1- MAIONESE,  IOGURTE  E  CLARA  DE  OVO
Eu sei que este condicionador de cabelo caseiro soa nojento, mas ele realmente funciona! Ele também vai fazer o seu cabelo ficar lindo de dentro para fora! Você pode trocar o iogurte natural por baunilha se te faz sentir melhor e também certificar-se de lavar o cabelo com este condicionador na água morna, não quente!
 Ingredientes:

 1/2 xícara de iogurte natural 
 1/2 xícara de maionese 
1 ovo branco
Sério, é isso!
 PASSO 1: Bata todos os ingredientes em uma tigela, e você está pronto para o uso. Ensaboe em seu cabelo, concentrando-se nas extremidades, onde você tem um maior dano, e se certifique de cobrir todas as pontas do seu cabelo.
PASSO 2: Depois de passar a mistura em todos os fios danificados, coloque um touca térmica ou normal sobre sua cabeça. Espere assim cerca de 30 minutos.
Uma observação ele vai escorrer, o que é totalmente desagradável, se escorrer faça isso: enfie tecidos ou bolas de algodão em torno das bordas da touca de banho, ou envolva sua cabeça em uma toalha molhada. Sua escolha.
 PASSO 3: Quando estiver tudo pronto esperando pacientemente para ver seus belos cabelos condicionados, é hora de enxaguar. Lavar muito, muito, muito bem com água morna.
Depois de lavar, você pode optar por shampoo seu cabelo, ou esperar e deixar o condicionador continuar trabalhando sua gloriosa magia. A escolha é sua.

2- MEL

O próximo condicionador de cabelo caseiro que vamos falar é sobre o mel condicionador! Este cheira muito melhor do que o descrito acima e é muito eficaz! Esse é ótimo para cabelos secos.
 Ingredientes:
 1/2 xícara de mel 
 4 colheres de sopa de óleo de oliva (dependendo do tipo de cabelo, usar menor quantidade, para cabelos oleosos)
 Instruções:
Em uma tigela pequena, misture o mel e o azeite até completar meio a meio. Despeje a mistura através de um funil em uma garrafa de plástico.Quando estiver pronto para usar, agite a mistura e passe no seu cabelo fazendo massagem até cobrir uniformemente.
Cubra a cabeça com uma touca de banho e deixe o condicionador ficar no seu cabelo por pelo menos 30 minutos e até uma hora. Enxaguar o cabelo cuidadosamente.

3- PARA  CABELOS  OLEOSOS

O óleo de coco é um dos poucos óleos que podem fazer o seu cabelo não só exalar um cheiro incrível, mas também vai fazer seu cabelo brilhante e muito 
macio. Este condicionador de óleo de coco é projetado especificamente para cabelos oleosos. Ele vai se livrar do excesso de óleo e realmente deixar 
seu cabelo leve e natural!
 Ingredientes:

1 xícara de água 
1 gema de ovo 
1 colher de chá de óleo de coco
Preparação:

Comece por bater a gema de ovo até que fique espumosa, adicione o óleo de coco, e bata um pouco mais. Adicione a água e, em seguida, mexa até que fique lisa.
Aplique a mistura em seu cabelo e couro cabeludo, faça massagem completamente, em seguida, deixe descansar por 2 a 5 minutos. Lave o cabelo com água limpa e fresca.  

4- ABACATE

O próximo condicionador de cabelo caseiro que vamos explorar é o condicionador de cabelo de abacate! Abacates realmente são ricos em gorduras boas, o que significa que você vai ter o cabelo um cabelo super brilhante, flexível e totalmente iluminado!
 Ingredientes:

um abacate 
 2 colheres de azeite 
 2 colheres de sopa de água 
 2 colheres de sopa de creme de leite
 Preparação:

Misture tudo isso acima em um recipiente, Penteie através de seu cabelo e cubra com uma touca de banho. Agora espere cerca de 20 minutos, enquanto ele penetra profundamente em seus folículos pilosos.
Depois disso lave com água morna. Se quiser lavar depois com um shampoo convencional (você não quer cheirar abacate para sempre), enxágue e está tudo pronto.

5- LEITE  DE  COCO

Lembra do óleo de coco? Bem, este é realmente um condicionador de leite de coco! Tudo que você precisa é de abacate, óleo de coco e leite de coco. É isso aí senhoras! Basta misturar todos os ingredientes em cima e deixe por cerca de 10 a 15 minutos para condicionamento profundo!
 Ingredientes:
 1 abacate 
 1 xícara de leite de coco 
 2 colheres de sopa de óleo de coco
 Preparação:

Amasse o abacate e misture todos os ingredientes nele ate ficar homogêneo. Trabalhe este condicionador através de seu cabelo (você pode deixá-lo agir por 10-15 minutos para o condicionamento mais profundo). Enxague e depois passe um shampoo do seu gosto.

6- MANTEIGA  DE  KARITÉ

A manteiga de karité é um dos poucos ingredientes que irão fazer com que as suas pontas duplas vão todas embora, que realmente vai fazer seu cabelo espesso e bonito.
 Ingredientes:
 1 1/3 xícaras de manteiga de karité 
 ½ xícara de azeite 
 1 colher de chá de óleo de vitamina E 
 ½ colher óleo fragrância (por exemplo, óleo de lavanda ou óleo de alecrim)
 Preparação:
Coloque a manteiga de Karité lentamente em uma panela média, até que se transformou em forma líquida. Adicione o azeite. Deixe a mistura esfriar por 30-40 minutos. Adicionar a vitamina E e o óleo da fragrância que escolheu. Misture tudo ate que consiga uma consistência parecida com mousse.

7- BANANA

Se você está procurando um super rápido e fácil condicionador de cabelo caseiro, este é ele! Você basicamente levara algumas bananas realmente maduras. Esta receita funciona muito bem!
Ingredientes:
 2 ou 3 bananas maduras
Preparação

Bata a banana completamente. Isso é importante. Despeje a mistura de banana em um copo ou tigela. Com as mãos, massagear o purê de banana em seu cabelo. Relaxe e aguarde 15 minutos. Enxaguar e lavar os cabelos com abundancia.

Vestidos Plus Size 2023