segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A corrida cristã: por que e como devemos corrê-la?



Hebreus 12:1-3
por
Rev. Josivaldo de França Pereira

As competições olímpicas eram práticas apreciadas e admiradas no mundo antigo. Ainda hoje os eventos olímpicos mexem com a emoção de muita gente. Escritores bíblicos como Paulo e o autor da carta aos Hebreus fizeram constante menção das atividades esportivas em seus escritos. Eles eram apreciadores do esporte e dele sabiam tirar lições preciosas para a vida cristã. Um exemplo clássico disso é a passagem bíblica de Hebreus 12.1-3. O autor aos Hebreus extrai da figura de um estádio lotado, do espírito da dinâmica de uma competição olímpica, uma ilustração para a vida cristã. Após relatar a luta e a vitória dos heróis e heroínas da fé do Antigo Testamento, o autor aos Hebreus direciona o olhar de seus leitores para o Campeão dos campeões, Jesus. Mostra a eles como aqueles campeões, e principalmente Jesus Cristo, venceram a corrida cristã e porque e como eles (seus leitores) deviam corrê-la.
Mas entremos também nesta corrida, pois ela é de todo aquele que verdadeiramente corre a corrida da fé.

I. Por que devemos participar da corrida cristã?

1. Porque ela é determinada por Deus (v1).

2. Porque ela é incentivada pelos heróis da fé (v1).

3. Porque ela é inspirada na vitória de Cristo
(v2).

II. Como devemos correr a corrida cristã?

1. Negativamente falando:

a. Desembaraçando-nos de todo peso (v1)

b. E do pecado que tenazmente nos assedia (v1)
2. Positivamente falando:
a. Devemos correr com perseverança (v1)
b. Olhando firmemente para Jesus (v2)

III. O exemplo de Jesus

1. Em Sua humilhação (v2,3)

2. Em Sua exaltação (v3)

Conclusão e aplicação:

Devemos participar da corrida cristã porque ela é determinada por Deus, incentivada pelos heróis da fé e inspirada na vitória de Cristo. Devemos corrê-la com perseverança, abandonando tudo que é ruim, olhando firmemente para Jesus, nosso maior exemplo de vitória.

Quero me dirigi primeiramente a você que está desanimado na fé. Olhe para Jesus, não se esqueça que Ele venceu para você vencer. E a você que está na raia certa, eu também quero lhe dizer: não olhe para trás. Siga em frente. Não se importe com os obstáculos, apesar de não serem poucos nem pequenos. Enquanto você estiver seguindo em frente, olhando firmemente para Jesus, você estará garantindo e confirmando sua vitória nas olimpíadas da fé.

Postar um comentário